quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Avaliação da Formação - Cursista UCA - Barreira.


Formação UCA - Apropriação Tecnológica

Acontece no período de 13 a 17 de Setembro, das 7:30 ás 17:00h, a formação, em Apropriação Tecnológica, dos Professores da EMEF Antonio Julião Neto.

A Formação, que é de 40h tem como objetivo capacitar os Professores para a utilização dos Laptops do Projeto UCA - UM COMPUTADOR POR ALUNO.

O Projeto que é um piloto, vai atender a 470 alunos matriculados na referida escola.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto UCA - Um Computador por Aluno

O programa UCA – um computador por aluno, é um projeto do governo federal e integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino.

HISTÓRICO DO PROJETO!

O Programa Um Computador por Aluno – PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil

O projeto OLPC foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça, em janeiro de 2005. Em junho daquele ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente e expor a idéia com detalhes. O presidente não só a aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

Após reuniões com especialistas brasileiros para debates sobre a utilização pedagógica intensiva das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, foi formalizada uma parceria com a FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) – FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para a validação da solução da Organização OLPC, proposta originalmente pelo MIT.

Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

Compilado de: http://nteabaetetuba.wordpress.com/2010/08/03/uca-projeto-uca-mas-o-que-e-isso/